
Ana Baptista de Oliveira
Psicóloga Clínica
96 729 52 70
serviços em Português e Inglês
Uma boa metáfora para a psicoterapia é encará-la como uma viagem.
O terapeuta será o guia e companheiro de viagem, e as estratégias utilizadas o meio de transporte. O destino inicial é escolhido pelo cliente, e o percurso a seguir é acordado entre a pessoa e o terapeuta.
Ainda assim, prepare-se, pois o desconhecido está sempre à espreita, trazendo desafios e oportunidades. Este é um processo desafiante e colaborativo no qual a pessoa assume real responsabilidade na sua própria mudança.
O mapa não é o território:
...o percurso faz-se caminhando...

O modelo teórico de psicoterapia será aquele que melhor se adaptar à pessoa, respeitando a investigação ao longo dos anos, mas também sabendo que "um ponto de vista sobre o mundo é o mundo visto por um ponto".
São integrados conceitos e estratégias oriundos da área mais cognitivo-comportamental, salientando a importância de alguns erros automáticos de pensamentos que as pessoas fazem e que podem ser prejudiciais.
Elementos das terapias experienciais e humanistas ganham importância pela relevância que dão à relação. É através da qualidade da aliança terapêutica que se podem operar as mudanças desejadas e é na expressão emocional e na liberdade para estar plenamente na sessão que se desenrola a psicoterapia.
São ainda tidos em conta elementos de origem mais dinâmica e relativos aos antecedentes pessoais, quando os contextos relacionais da pessoa contribuem para as suas dificuldades.
Finalmente, e porque a pessoa vive num mundo onde várias relações se cruzam, são ainda integrados conceitos e estratégias oriundos das áreas sistémicas.
A psicoterapia não se esgota na sessão. As estratégias e aprendizagens generalizam-se para o contexto real da pessoa, para que a mudança seja efectiva e eficaz.
As sessões individuais estão disponíveis em Lisboa, sendo que também é possível aceder ao serviço na modalidade online, através de plataforma segura e em total privacidade.
Regra geral, a modalidade escolhida mantém-se ao longo do processo. No entanto, ocasionalmente, poderá ser mais conveniente para si, em situações pontuais (férias, viagens de trabalho, etc.), recorrer a outra modalidade. A psicoterapia pretende-se flexível e adaptável, por isso encontraremos uma solução que melhor se adeque ao que precisa, em cada momento.